Não são todos os exercícios físicos que dão ânimo e te fazem levantar da cama para praticar! O Pilates surpreendentemente é um desses que você não vai querer perder por nada! Os exercícios integram o corpo à mente e ademais movimentam a coluna e ativam músculos “esquecidos”.
Além disso tudo, pode ser adaptado para cada cliente, em busca do seu objetivo. Esse objetivo pode ser desde a melhora da postura, redução da dor articular ou decerto até mesmo o aumento da performance.
Como são as sessōes?
As sessões são acompanhadas por fisioterapeutas ou profissionais de educação física, ambos com formação em Pilates. As aulas acontecem no estúdio com os 4 equipamentos tradicionais criados pelo alemão Joseph Pilates.
A saber: Cadillac, Reformer, Chair e Barrel, as turmas são reduzidas com no máximo 3 clientes por horário ou atendimento individual. A personalização dos exercícios para cada cliente contribui para o alcance dos objetivos no curto espaço de tempo.
Ah! E esqueça os intervalos entre os exercícios. O tempo é otimizado e, em uma hora de aula você pode sair exausto!
Muitas pesquisas científicas comprovaram a eficácia do Pilates na rotina de quem o pratica. Engana-se quem pensa que o método serve apenas para a melhora da flexibilidade e da postura, confira os principais benefícios do Pilates:
Benefícios do Pilates: aumento da resistência e força muscular
O Pilates além de alongar músculos encurtados, aumenta a força e a resistência muscular. É uma técnica que desafia o praticante, isso porque no mesmo exercício pode ser ativado simultaneamente braços, pernas e, sempre o abdome. Só para ilustrar: o abdome é chamado de Powerhouse ou Core, no método Pilates.
Aumento da Flexibilidade
É comum a procura do Pilates por homens que apresentam encurtamento muscular. Se você já teve distensão muscular, o método é um ótimo recurso para aumentar sua flexibilidade. Músculos elásticos geram mais força durante o treino de fortalecimento muscular, e ainda previne as possíveis lesões.
Melhora da postura
A postura é um dos primeiros benefícios a ser alcançado com a prática do Pilates. Se você passa longos períodos sentado, na frente do computador ou usando smartphone, a coluna (cervical, torácica e lombar) tende a ficar inclinada para frente, os exercícios do método preconizam a postura ideal, com a coluna neutra e os membros superiores e inferiores alinhados.
Promove a redução do atrito nas articulações
Os exercícios do Pilates são de baixo impacto, logo, dificilmente você vai se machucar durante as aulas. O alinhamento corporal e a baixa velocidade favorecem a distribuição da descarga de peso, diminuindo o impacto em todas as articulações, principalmente na coluna e nos joelhos.
Aumento da Concentração
Os exercícios do Pilates associam a técnica oriental de respiração, o padrão respiratório de inspirar pelo nariz e expirar pela boca aumenta a efetividade de contração do core, melhora a coordenação, evita compensações durante a prática e ainda acalma. Sempre digo que o Pilates é o momento de se desligar do mundo exterior e pensar no seu corpo.
Benefícios do Pilates: melhora da Coordenação Motora
Manter a coluna alinhada, respirar, mover membros superiores e/ou inferiores melhora a coordenação e a consciência corporal. Os idosos particularmente se beneficiam do método, que é adaptável para todas as idades, inclusive para crianças e adolescentes.
Melhora do equilíbrio
Você sabia que quanto mais alta for a pessoa, mais deficitário será seu equilíbrio? O Pilates previne lesões causadas pelo desequilíbrio como entorse de tornozelos e as tão temidas quedas, os exercícios simulam as atividades cotidianas dos praticantes como corrida e tênis, desafiam o corpo e aumentam a resistência muscular do core. Pacientes neurológicos que apresentam déficit de equilíbrio também se beneficiam do Pilates quando seguido do tratamento fisioterapêutico convencional e, quanto mais precoce a intervenção com o método, melhores são os ganhos de equilíbrio.
Benefícios do Pilates: melhora do sono
Estudos comprovam que os benefícios do Pilates podem chegar até a sua cama! Se exercitar com moderação na técnica pilates melhora a qualidade do sono e a insônia, os exercícios no período noturno são efetivos se focados na mobilidade da coluna e em alongamentos. Pesquisas mostram que mulheres no pós parto que apresentam o sono fragmentado, se beneficiam dos exercícios associados com a respiração, contudo, o retorno à atividade física tem de ter a devida autorização médica.
Aumento da motivação
Está sem ânimo de se exercitar ou cansou de academia? O Pilates é uma ótima alternativa para se manter ativo! Dificilmente você vai faltar às aulas e, com a rotina de se exercitar semanalmente, você buscará, de forma complementar, a prática de outros exercícios físicos como a caminhada ou corrida.
Está esperando o quê? Comece logo a se cuidar porque a vida é agora!
Érika Batista é fisioterapeuta mestre em reabilitação, autora do Curso do Grupo Voll de Pilates nas patologias da coluna, coordenadora técnica do FisioStudio Pilates e realiza clases de pilates na Vila Mariana.
Comentários não são permitidos.