Osteopatia

A Osteopatia é uma técnica de terapia manual baseada em evidências utilizadas para atenuar as disfunções do corpo, muitas vezes expressadas em sensação de dor.

Essa sensação desagradável é a forma do corpo demonstrar que alguma estrutura não está funcionando adequadamente, ou seja, não está em equilíbrio/homeostase. Andrew Taylor Still (médico), criador da técnica, acreditava que os medicamentos não eram suficientes para atenuar e tratar as causas da dor.

Já naquela época, a osteopatia era um novo modelo de diagnóstico e tratamento, que considerava o corpo como uma unidade na qual todas as funções e estruturas estão interligadas.

Osteopatia é a técnica de na qual o terapeuta avalia e trata a dor, usa as suas mãos de “poderes naturais” em vez de “substâncias químicas tóxicas”. Dessa forma, pensando em proporcionar a cura e não somente alívio das dores, Still, após anos de atendimento, resumiu os princípios nos quais baseava sua prática clínica na síntese:

“O corpo tem suas próprias substâncias curativas e saúde do corpo depende da integridade das estruturas; uma estrutura em mau funcionamento é a causa das diversas doenças“

Baseado nesses princípios foi criado a técnica da osteopatia. A função do fisioterapeuta osteopata frente à dor é avaliar o sistema, encontrar e corrigir a causa do problema, usando técnicas manuais para a auto cura do paciente.

Dessa forma, a osteopatia é indicada nos casos de protusões e hérnia discais; torcicolo; dores neurogênicas como a lombociatalgia, popularmente conhecida como dor ciáticas; cefaléia; tendinite, dor miofascial; disfunções desportivas, ortopédicas entre outras.