Com o artigo 7 mitos sobre o pilates queremos desmistificar rapidamente algumas dúvidas frequentes sobre pilates sobre a metodologia e certamente você se surpreenderá com muitos deles.

1) PILATES É SÓ ALONGAMENTO? MITO

O Pilates é um método de condicionamento físico que fortalece e alonga os músculos portanto seus exercícios atuam na melhoria da postura através da estabilização dos músculos profundos e além disso na respiração orientada para melhoria da concentração e ativação do sistema parassimpático – aquele que acalma e reduz o estresse além disso os exercícios melhoram do equilíbrio e organização corporal. O nível de progressão (iniciante a avançado) depende do tempo de prática e concentração do praticante. Pilates é muito mais do que exercícios segmentados, é o controle da mente, corpo e espírito.

2) PILATES É SÓ PARA AS MULHERES? MITO

No século passado o criador do método, Joseph Pilates, treinava principalmente homens, entretanto com a expansão do método e a introdução da mulher no mercado de trabalho, seus exercícios ficaram conhecidos no ambiente feminino, contudo se engana quem pensa que o Pilates é praticado apenas por mulheres! Cada vez mais os homens praticam pilates e estão retomando o cuidado com o corpo.  Eles procuram o método para melhorar a performance esportiva, dores nas costas e postura. É comum também, casais praticarem Pilates juntos para estimulação da qualidade de vida do parceiro. E acredite, eles são bem assíduos e, mesmo que a mulher não venha à sessão, eles são presença confirmada!

3) PILATES SÃO EXERCÍCIOS AVANÇADOS E ACROBÁTICOS? MITO

Apesar de muitas pessoas postarem nas redes sociais exercícios acrobáticos e além disso invertidas e fotos mirabolantes, o Pilates está longe de ser apenas exercícios acrobáticos.

O método é democrático e pode ser realizado desde crianças a idosos. Nos estúdios o público principal são de clientes com alguma disfunção articular como artrose na coluna e joelho, déficit de equilíbrio como no Parkinson.

Vemos também praticantes que não gostam de academia, mas que querem fortalecer os músculos de modo inteligente além disso os exercícios respeitam cada praticante portanto se você sente dor em punhos quando está em 4 apoios, o exercício é adaptado para melhor conforto daquela prática.

4) PILATES AJUDA NO PARTO NATURAL? MITO

O Pilates na gestação é indicado do primeiro trimestre ao último, desde que tenha indicação médica e esteja tudo bem com a mãe e com o bebê portanto gestante que pratica Pilates apresenta menos episódios de dor e desconforto.

Ela também dificilmente sofre de incontinência urinária e tem menos risco de quedas mas o método não garante as chances de parto natural porque cada bebê escolhe como vir ao mundo de modo seguro mas o mais notável é que os exercícios são divididos conforme o trimestre gestacional e adaptado a cada futura mamãe.

5) PILATES E YOGA SÃO A MESMA COISA? MITO

Apesar de ambas técnicas usarem a respiração como princípio o Mat (colchonete), Pilates é diferente de Yoga, apesar de ter sido baseado nesse. Os exercícios requerem concentração, controle e, muitos movimentos são parecidos, mas são técnicas distintas. No Pilates o foco é a contração do abdome, utiliza acessórios como disco, bola, overball, magic circle etc e os equipamentos como Reformer, Cadillac, Chair e Barrel. Geralmente quem pratica yoga, se apaixona pelo Pilates.

6) PILATES EMAGRECE? MITO

O Pilates aumenta a massa muscular portanto o metabolismo basal também aumenta, contudo as calorias perdidas durante uma sessão são baixas quando comparadas ao treino aeróbio e como resultado Pilates não emagrece.

O que acontece é o aumento do tônus muscular abdominal, que seguram de modo efetivo as vísceras e órgãos abdominopélvicos para consequentemente reduzir assim a circunferência abdominal portanto se você quer perder gordura, os exercícios aeróbios como caminhada, corrida e ciclismo são as melhores estratégias quando associados à reeducação alimentar.

7) PILATES AJUDA A CRESCER? MITO

Durante as sessões o instrutor enfatiza o crescimento da coluna e a boa postura nos vários posicionamentos e talvez por esse motivo alguns clientes afirmem que Pilates cresce, mas não é verdade. O Pilates reorganiza a coluna, melhora a postura e deixa você mais simétrico, assim a percepção é de crescimento. Os músculos profundos também apresentam pré ativação, logo, as chances de desabamento articular como na coluna diminui quando a técnica é bem realizada.

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