IDOSOS ATIVOS SÃO MAIS PREVENIDOS DE DOENÇAS E LESÕES

As medidas preventivas para a independência física e funcional de idosos são cada vez mais frequentes na população idosa do Brasil. Dados do IBGE estimam que em 2020 teremos 32 bilhões de idosos no nosso país, isso representa 15% da população total.

A sarcopenia é a perda de massa muscular fisiológica, todavia, medidas de adoção de hábitos saudáveis contribuem para prevenção de doenças e lesões.

A prática regular de exercício físico resistido acompanhada de um profissional capacitado, leva à diminuição da degeneração natural dos músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações.

Os exercícios de Pilates e/ou Treinamento Funcional são estratégias efetivas que minimizam os efeitos do envelhecimento muscular, pois proporcionam músculos fortes, articulações estáveis, a manutenção do equilíbrio e da coordenação, permitindo maior mobilidade, prevenção de lesões e independência funcional dos idosos. Afinal ninguém quer envelhecer isolado em domicílio.

Os exercícios realizados dão ênfase à funcionalidade, no Pilates e no Treinamento Funcional são incluídos exercícios globais tanto de fortalecimento quando de alongamento muscular. Nestes métodos destacam-se a melhora da postura, diminuição das dores articulares e aumento do equilíbrio. No Treinamento funcional os exercícios de potência, tempo de reação coordenação e agilidade são incluídos ao treino de força, o que diminui ainda mais os riscos de quedas. O professor pode acrescentar às aulas exercícios para aumentar a capacidade intelectual e que visam a melhora da memória e da cognição.

Nessa fase pela busca de qualidade de vida, se cuide e vida melhor!

O StudioFisio Pilates & Treinamento Fincional planeja as aulas de cada aluno de acordo com seus objetivos e necessidades. Cada aluno, um objetivo! Tudo para melhor atendê-lo!

Érika Batista

Fisioterapeuta/ CREFITO 167261-F

Mestre em Ciências da Reabilitação

Professora do Grupo Voll Pilates

Professora do FisioStudio Pilates & Funcional

 

REFERÊNCIAS

Camilla Prats VilaI; Maria Eduarda Merlin da Silva; Joseani Paulini Neves Simas; Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães; Sílvia Rosane Parcias.

Rev. bras. geriatr. gerontol. vol.16 no.2 Rio de Janeiro  2013

Clin Interv Aging. 2015 May 5;10:829-37. doi: 10.2147/CIA.S79511. eCollection 2015.

“I am active”: effects of a program to promote active aging.

Mendoza-Ruvalcaba NM1, Arias-Merino ED2.