Nos últimos anos têm crescido o número de praticantes de corrida de rua, aumentando também a incidência de lesões. É comum relatos de dor lombar, tendinopatias, fasceíte plantar, entorse do tornozelo, lesão meniscal, distensão muscular, fratura por estresse etc.

A boa corrida é caracterizada pela estabilidade dinâmica do tronco, com a adequada coordenação dos membros superiores e inferiores.

Os exercícios funcionais são excelentes estratégias para melhorar o desequilíbrio muscular, a postura, dores articulares, principalmente na região lombar, além de aumentar a capacidade respiratória e fortalecer os músculos do core. O fortalecimento muscular promove a diminuição da sobrecarga articular dos quadris, joelhos e tornozelos, melhorando a performance do corredor.

Os exercícios funcionais simulam o gesto esportivo, recrutando os músculos específicos da corrida, através do posicionamento adequado do tronco. São realizados movimentos rotacionais do tronco, movimentos combinados de braços e pernas, treino de potência, a ativação do core, essencial para o desempenho do corredor.

Benefícios dos exercícios funcionais:

– Ativação do core com diminuição da dor lombar e da sobrecarga nos membros inferiores;

– Aumento da performance através do reequilíbrio muscular;

– Melhora da consciência corporal e da postura;

– Melhora do equilíbrio, da potência e da flexibilidade muscular; e

– Diminui a incidência de lesões.

Não perca tempo, aproveite para conhecer os exercícios funcionais e dar um up na sua corrida!

 

Fisioterapeuta Érika Barroso Batista (Crefito: 167261-F)

Mestre em Ciências da Reabilitação; especialista em Fisioterapia traumato ortopédica; Professora dos cursos VOLL Pilates e do FisioStudio Pilates & Treinamento Funcional.