O entorse é uma das principais lesões esportivas, representando 85% de lesões no tornozelo e ocorre tanto em atletas quanto em amadores. O mecanismo mais comum de lesão ocorre na inversão do pé com flexão plantar do tornozelo, com distensão do complexo ligamentar lateral. O primeiro ligamento a sofrer a lesão é o talofibular anterior, seguido pelo calcâneo fibular e raramente o ligamento talofibular posterior, ocorrendo apenas na luxação do tornozelo.

A maioria dos pacientes com este tipo de lesão é tratada de modo conservador e sintomas residuais são relatados em aproximadamente 35% dos pacientes e incluem a dor crônica e fraqueza muscular. Cerca de 20% dos entorses de tornozelo podem evoluir para a instabilidade crônica, o que gera recidiva de outro entorse.

Após o término da fase aguda, o Método Pilates se apresenta como um grande aliado na recuperação da lesão e prevenção de futuros entorses.  Os exercícios são seguros, individualizados e atuam na manutenção da amplitude do movimento, no fortalecimento da musculatura estabilizadora do tornozelo, através dos treinos de propriocepção e de equilíbrio.

Listamos alguns exercícios indicados na instabilidade do tornozelo.

Cabe ressaltar, que a avaliação do paciente aumentam as chances de sucesso do tratamento.

Running no reformer: Em decúbito dorsal, com os antepés apoiados na barra, um membro inferior em 90 graus de flexão do quadril e joelho, outro membro inferior em extensão, realizar dorsiflexão e planteflexão alternadas. (12 a 20 repetições unilateral)

Footwork no reformer com bola suíça sobre a barra: Em decúbito dorsal, braços ao lado do corpo, bola suíça apoiada na barra de pés e os pés apoiados sobre a bola suíça, membros inferiores flexionados a 90 graus, realizar extensão dos joelhos. (10 a 15 repetições)

Achilles Stretch na chair: Em pé, de frente para a cadeira com o antepé apoiado no pedal e joelho ipsilateral sobre o assento, mãos nas bordas laterais do assento da chair, realizar flexão plantar e dorsiflexão, movimentando apenas a articulação do tornozelo. (10 a 15 repetições)

Going up and front na chair com disco de equilíbrio sobre o assento: Em pé, com as mãos barras paralelas, com um pé sobre o disco de equilíbrio e outro antepé sobre o pedal, realizar a extensão de quadril e joelho da perna que está sobre o disco de equilíbrio, subindo verticalmente. (10 a 15 repetições)

Front splits no Cadillac: Em pé, com as mãos apoiadas nas barras horizontais, tornozelo sobre a alça do trapézio e outro membro inferior apoiado no cadillac, realizar flexão de quadril e joelho e retornar a posição inicial. (8 a 12 repetições). Pode progredir retirando as mãos das barras.

 

Fisioterapeuta Érika Barroso Batista (Crefito: 167261-F)

Mestre em Ciências da Reabilitação; especialista em Fisioterapia traumato ortopédica; Professora dos cursos Voll Pilates e do FisioStudio Pilates & Treinamento Funcional.