Os ossos além de dar suporte aos músculos, também participam da formação de células sanguíneas e armazenamento de cálcio.

A osteopenia é uma doença metabólica caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea e é uma etapa precursora da osteoporose. A causa da osteopenia pode ser genética, principalmente por alimentação inadequada, tabagismo, etilismo e inatividade física. Algumas doenças também podem acelerar a perda óssea como o diabetes, artrite reumatóide e hipertireoidismo. O bom é que ela é uma doença reversível.

O exercício físico é o maior responsável por aumentar a densidade mineral óssea, equilibrando a taxa de reabsorção e absorção, atuando inclusive na prevenção da osteopenia. O tecido ósseo é estimulado pela contração dos músculos através do efeito pizoelétrico, aumentando a densidade mineral óssea. Além disso, exercícios de impacto são realizados no reformer, aumentando a ainda mais a deposição de cálcio.

O método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates, os exercícios são baseados nas técnicas do yoga, ginástica, boxe e natação. Os exercícios são associados com a respiração, ativando a musculatura profunda/ estabilizadora do tronco, os exercícios podem ser realizados no mat (solo), quanto nos equipamentos (reformer, cadillac, barrel e chair). Muitos estudos comprovam que o método previne fraturas e consequentemente quedas, através do fortalecimento muscular global. Os exercícios são progressivos conforme a fase da doença e a limitação do paciente/aluno. Sua efetividade pode ser comprovada através do exame de densitometria antes e após a prática do Pilates.  O estudo de Kim et al., (2014) avaliou o efeito do Pilates em mulheres com osteopenia e concluiu que o exercício foi efetivo na promoção do aumento da densidade mineral óssea.

Entendendo a desintometria óssea: É um exame indolor que dura aproximadamente 20 min onde é avaliado o tecido ósseo do fêmur, coluna lombar e/ou rádio. A classificação é o T-score classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Valor igual a 0 até -1, significa que há equilíbrio entre a perda e reposição óssea, ou seja, dentro da normalidade. Valores entre -1 a -2.5 significa que o paciente está com osteopenia, já valores abaixo de -2.5 significa uma perda de massa óssea ainda maior, ou seja, a osteoporose.

Erika Batista

Fisioterapeuta mestre em Ciências da reabilitação e professora do FisioStudio Pilates & Treinamento Funcional

Referências:

Chang Sun Kim, Ji Yeon Kim & Hyo Jin Kim. The effects of a single bout pilates exercise on mRNA expression of bone metabolic cytokines in osteopenia women. J Exerc Nutr Biochem. 18(1):69-78, 2014.