O Pilates é um método de condicionamento físico, de prevenção de lesões e de promoção da saúde, criado por um homem, o alemão Joseph H. Pilates. Com um repertório motor excelente, Joe baseou seu método na ginástica, natação, yoga, boxe, esgrima etc, o qual denominou de Contrologia (controle da mente sobre o corpo). Por volta de 1929, Joe Pilates fundou seu primeiro estúdio na Oitava Avenida em Nova York. Na época da criação do método, 60% dos praticantes eram homens, por serem mais ativos que as mulheres, uma vez que naquela época elas eram formadas exclusivamente para o trabalho doméstico.

Joseph Pilates. O criador do método Pilates

Joe Pilates reabilitou muitos homens em seu estúdio, com destaque para a história de Ron Fletcher, que foi aluno de Pilates durante 20 anos. Em função de uma lesão em seu joelho, Ron passou esses longos anos aprendendo com o mestre Joe Pilates, e mais tarde, em 1971 Fletcher abriu seu estúdio em Los Angeles, criando seu próprio programa de Pilates, denominado de Fletcher Pilates®.

Ron Fletcher

No Brasil é cada vez mais frequente a procura por homens pelo método Pilates. Seus principais objetivos são a melhora da flexibilidade, da postura e a diminuição das dores na coluna. No FisioStudio Pilates nossa equipe participa frequentemente de atualizações prestigiadas por nomes internacionais como Alexander Bohlander e Brent Anderson, tudo para melhor atender nosso público masculino.

Benefícios da aplicação dos princípios do Pilates para os homens:

  1. Respiração: Joe Pilates dizia: “A respiração é o primeiro e último ato da vida, aprenda a respirar corretamente.” Infelizmente a maioria pouco usa a capacidade respiratória em sua totalidade, comprometendo a expansão pulmonar. O uso correto da respiração conduz ao relaxamento corporal, aumentando a concentração e própria capacidade respiratória.
  2. Ativação de músculos profundos: Conhecidos como powerhouse, este princípio além de melhorar a postura, diminui as queixas de dores na coluna. Os exercícios do Pilates também podem ser associados aos treinos mais tradicionais de musculação, tendo em vista que as contrações musculares de ambos, não competem entre si, além de que a musculação trabalha músculos mais superficiais e o Pilates fortalece os músculos mais profundos que estabilizam a coluna.
  3. Concentração: Este princípio melhora a tensão do cotidiano, promovendo o relaxamento corporal. Logo após o término da sessão é comum os pacientes relatarem melhora da dor, sensação de crescimento da coluna e alívio das tensões do dia a dia.
  4. Redução do risco de câncer de próstata: É consenso que os exercícios físicos diminuem a incidência de hiperplasia, principalmente na próstata. No Pilates a ativação constante dos músculos do assoalho pélvico, faz com que a região pélvica seja oxigenada, nos exercícios do Pilates ocorre o fortalecimento muscular dessas estruturas, reduzindo a probabilidade do câncer na próstata.
  5. Prevenção de lesões: Os exercícios do Pilates trabalham o corpo por completo, na mesma sessão é possível ativar os músculos do tronco, braços e pernas. Os exercícios trabalham a coordenação e o equilíbrio, mostrando-se extremamente funcionais por simularem esportes como tênis, natação, boxe, golfe e corrida.

Seis sugestões de exercícios de Pilates adequados ao público masculino para aumento da força abdominal e dos membros superiores.

  1. Swan na Chair: Este exercício fortalece os músculos das costas e alonga a parte anterior do tronco, melhorando a postura.

2. Tríceps na Chair: Neste exercício há contração dos músculos estabilizadores da coluna, enfatizando o fortalecimento do tríceps braquial.

3. Bíceps no Reformer: Este exercício além de trabalhar os músculos do tronco e coxas, ativa os flexores dos cotovelos, como o bíceps braquial.

4. The hundred no Reformer: Exercício clássico do Pilates, é seguro para as costas pois está completamente apoiada, o objetivo é o fortalecimento do abdome associado com os membros superiores.

5. Prancha no Reformer: Exercício avançado de estabilização do tronco, que fortalece vários músculos com ênfase no abdome e nos membros superiores.

6. Suspenso com fuzzy: Este exercício é para clientes avançados. Nele ocorre a flexão de braços em suspensão contra a gravidade. (Sem pressão sobre a coluna)

Se você quer realizar aula de pilates na Vila Mariana o FisioStudio Pilates está localizado na Rua Joinville, 157, Vila Mariana (próximo ao Ginásio do Ibirapuera). Nossos instrutores são fisioterapeutas especialistas; nossos equipamentos são seguros e o estacionamento é gratuito no local. Venha nos conhecer e praticar Pilates com qualidade.

Seu corpo agradece!