Não são todos os exercícios físicos que dão ânimo e te fazem levantar da cama para praticar! O Pilates é um desses que você não vai querer perder por nada! Os exercícios integram o corpo à mente, movimentam a coluna, ativam músculos “esquecidos”, além de ser adaptado para cada cliente, em busca do seu objetivo que pode ser desde a melhora da postura, redução da dor articular ou até mesmo aumento da performance.

As sessões são acompanhadas por fisioterapeutas ou profissionais de educação física, ambos com formação em Pilates. As aulas acontecem no estúdio com os 4 equipamentos tradicionais criados pelo alemão Joseph Pilates – a saber: Cadillac, Reformer, Chair e Barrel, as turmas são reduzidas com no máximo 3 clientes por horário ou atendimento individual. A personalização dos exercícios para cada cliente contribui para o alcance dos objetivos no curto espaço de tempo, e esqueça os intervalos entre os exercícios, o tempo é otimizado e, em uma hora de aula você pode sair exausto!

Benefício do - FISIOSTUDIO PILATES

Muitas pesquisas científicas comprovaram a eficácia do Pilates na rotina de quem o pratica, engana-se quem pensa que o método serve apenas para a melhora da flexibilidade e da postura, confira os principais benefícios do Pilates:

Aumento da resistência e força muscular –  O Pilates além de alongar músculos encurtados, aumenta a força e a resistência muscular, desafiam o praticante, isso porque no mesmo exercício pode ser ativado simultaneamente braços, pernas e, sempre o abdome, chamado de no método de Powerhouse ou Core.

Aumento da Flexibilidade – É comum a procura do Pilates por homens que apresentam encurtamento muscular. Se você já teve distensão muscular, o método é um ótimo recurso para aumentar sua flexibilidade. Músculos elásticos geram mais força durante o treino de fortalecimento muscular, e ainda previne as possíveis lesões.

Benefícios do Pilates no FisioStudio Pilates

Melhora da postura – A postura é um dos primeiros benefícios a ser alcançado com a prática do Pilates. Se você passa longos períodos sentado, na frente do computador ou usando smartphone, a coluna (cervical, torácica e lombar) tende a ficar inclinada para frente, os exercícios do método preconizam a postura ideal, com a coluna neutra e os membros superiores e inferiores alinhados.

Promove a redução do atrito nas articulações – Os exercícios do Pilates são de baixo impacto, logo, dificilmente você vai se machucar durante as aulas. O alinhamento corporal e a baixa velocidade favorecem a distribuição da descarga de peso, diminuindo o impacto em todas as articulações, principalmente na coluna e nos joelhos.

 Aumento da Concentração – Os exercícios do Pilates associam a técnica oriental de respiração, o padrão respiratório de inspirar pelo nariz e expirar pela boca aumenta a efetividade de contração do core, melhora a coordenação, evita compensações durante a prática e ainda acalma.  Sempre digo que o Pilates é o momento de se desligar do mundo exterior e pensar no seu corpo.

Melhora da Coordenação Motora – Manter a coluna alinhada, respirar, mover membros superiores e/ou inferiores melhora a coordenação e a consciência corporal. Os idosos particularmente se beneficiam do método, que é adaptável para todas as idades, inclusive para crianças e adolescentes.

Pilates no FisioStudio Pilates

Melhora do equilíbrio – Você sabia que quanto mais alta for a pessoa, mais deficitário será seu equilíbrio? O Pilates previne lesões causadas pelo desequilíbrio como entorse de tornozelos e as tão temidas quedas, os exercícios simulam as atividades cotidianas dos praticantes como corrida e tênis, desafiam o corpo e aumentam a resistência muscular do core. Pacientes neurológicos que apresentam déficit de equilíbrio também se beneficiam do Pilates quando seguido do tratamento fisioterapêutico convencional e, quanto mais precoce a intervenção com o método, melhores são os ganhos de equilíbrio.

 Melhora do sono – Estudos comprovam que os benefícios do Pilates podem chegar até a sua cama! Se exercitar com moderação na técnica pilates melhora a qualidade do sono e a insônia, os exercícios no período noturno são efetivos se focados na mobilidade da coluna e em alongamentos. Pesquisas mostram que mulheres no pós parto que apresentam o sono fragmentado, se beneficiam dos exercícios associados com a respiração, contudo, o retorno à atividade física tem de ter a devida autorização médica.

Aumento da motivação – Está sem ânimo de se exercitar ou cansou de academia? O Pilates é uma ótima alternativa para se manter ativo! Dificilmente você vai faltar às aulas e, com a rotina de se exercitar semanalmente, você buscará, de forma complementar, a prática de outros exercícios físicos como a caminhada ou corrida.

Está esperando o quê? Comece logo a se cuidar porque a vida é agora!

Érika Batista é fisioterapeuta mestre em reabilitação, autora do Curso do Grupo Voll de Pilates nas patologias da coluna, coordenadora técnica do FisioStudio Pilates e realiza clases de pilates na Vila Mariana.