Um dos temas mais pesquisado na ciência sobre método Pilates, é comparando a sua efetividade nos pacientes com queixa de dor lombar crônica inespecífica.
Hoje vou trazer o que a literatura científica conclui sobre a eficácia do método Pilates na dor lombar crônica, embasado em estudos recentes publicados entre os anos de 2014 e 2015, para que o paciente se beneficie do método na melhora da dor, função e qualidade de vida. Afinal, envelhecer não é sinônimo de dor!
Sempre falo nos cursos e workshops que ministro, que profissionais da área da saúde que trabalham com Pilates, devem embasar a teoria à prática, por meio da atualização contínua e busca do conhecimento com qualidade e utilizar o excelente repertório do método Pilates aliado à ciência, para maior efetividade no tratamento de seus pacientes.
A dor lombar crônica inespecífica é definida pela queixa de dor com duração maior que 12 semanas e sem atribuição a uma causa específica. Esta disfunção representa 90% dos casos de lombalgia, estando associada às lesões musculoesqueléticas e à falta de estabilização dos músculos profundos como multífidos e transverso do abdome (Woolf & Pfleger).
Esta disfunção na coluna é uma das vinte queixas mais frequentes no Brasil, sendo responsável por 15 a cada 100 consultas realizadas no país. Um estudo indicou que 13,5% dos brasileiros tem episódio de dor lombar crônica, sendo a segunda queixa mais comum entre os brasileiros. Sua prevalência aumenta significativamente com a idade, além de outros fatores de risco como a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.
Nas pessoas sem queixa de dor lombar, antes de qualquer movimento ocorre a contração de transverso do abdome para estabilizar a coluna (mecanismo conhecido como feedforward ou pré- ativação). Já nas pessoas com lombalgia crônica inespecífica ocorre um déficit na ativação dos músculos estabilizadores lombopélvicos, este retardo na ativação exige maior perturbação para que os músculos se contraiam efetivamente e quando não ocorre, a coluna permanece instável.
Somente na década de 90 o método Pilates tornou-se popular na reabilitação, sendo um excelente recurso terapêutico utilizado no tratamento nos pacientes com queixa de dor lombar. Os exercícios são adaptados conforme a capacidade e limitação de cada paciente, todavia, seis princípios devem ser respeitados e praticados para a efetividade do método, sendo eles: a concentração, a centralização, a respiração e a precisão.
A centralização é um dos princípios mais fundamentais do método, através da contração do powerhouse – composto pelos músculos transverso do abdome, oblíquos internos, assoalho pélvico e multífidos – se adquire a estabilidade da coluna, diminuindo os episódios de dor a curto ou médio prazo, desde que ensinado corretamente por Fisioterapeuta habilitado.
O estudo de Luz Jr et al., (2014) comparou a efetividade do Pilates na dor lombar crônica de 86 pacientes e estes foram divididos em dois grupos:
- 43 realizaram Pilates solo também conhecido como Mat Pilates e;
- 43 realizaram Pilates com equipamentos (Cadillac, Reformer, Barrel e Chair)
Ambas intervenções ocorreram 2x na semana, com 1 hora de duração, pelo tempo total de 6 semanas. Os autores concluíram que o Pilates com equipamentos a médio prazo (6 meses) foi melhor quando comparado ao Mat Pilates na melhora da dor, todavia, os autores reforçam que logo após as intervenções ambas modalidades tiveram efetividade na melhora da dor e função, assim o profissional deve considerar a preferência do seu paciente.
O FisioStudio Pilates Funcional trabalha com 3 modalidades de Pilates:
- Mat Pilates;
- Pilates com equipamentos;
- Pilates em Suspensão! Que trabalha a postura e o equilíbrio estático e dinâmico (único da região com habilitação nesse método).
Em outro estudo de revisão sistemática, Patti et al., (2015) avaliou o efeito do método Pilates na dor lombar crônica. Foram selecionados 29 artigos, destes, a maioria (24 estudos) obteve melhora do quadro doloroso com o uso do método.
Abaixo a fisioterapeuta e coordenadora do FisioStudio Pilates Érika Batista, selecionou 5 exercícios que podem auxiliar no tratamento da dor dos pacientes com lombalgia crônica. Estes exercícios têm com o objetivo de aumentar a estabilidade lombopélvica, contudo, a avaliação do profissional habilitado é indispensável na efetividade do tratamento.
1. Sentar sobre a bola
Sentado (a) na Fit Ball, realizar a extensão do joelho. Para a progressão pode levantar o braço oposto.
2. Estabilização em quatro apoios
Em 4 apoios sobre a Fit Ball, levantar um braço e perna oposta simultaneamente. Pode permanecer nesta posição e contar de 30 a 40 segundos.
3. Abdominal na chair
Sentado (a) com a Fit Ball sobre os pés, realizar a descida do pedal, mantendo a coluna neutra. Para progressão pode afastar as pernas na subida ou na descida do tronco.
4. Estabilização no barrel
De lado sobre o barrel com a mão na nuca, realizar a abdução de quadril mantendo a coluna neutra. Para progressão pode realizar círculos para dentro e para fora com o quadril com o pé em ponta ou calcanhar.
5. Estabilização no Cadillac
Deitado (a) em supino segurando a barra e a barra móvel sob os joelhos, realizar a ponte mantendo as escápulas para trás e ombros longes das orelhas.
Como dizia o mestre criador do método Pilates, Joseph Pilates: “Nem muito pouco, nem em excesso.” Espero que você possa se beneficiar do método e viva sem dor lombar!
O FisioStudio Pilates possui equipe de profissionais especializados, e está localizado próximo ao Ginásio do Ibirapuera, dispondo de estacionamento gratuito e equipamentos modernos. Tudo de melhor para você!
REFERÊNCIAS
Maurício Antônio da Luz Jr, Leonardo Oliveira Pena Costa, Fernanda Ferreira Fuhro, Ana Carolina Taccolini Manzoni, Naiane Teixeira Bastos Oliveira, Cristina Maria Nunes Cabral. Effectiveness of Mat Pilates or Equipment-Based Pilates Exercises in Patients With Chronic Nonspecific Low Back Pain: A Randomized Controlled Trial. Physical Therapy Volume 94 Number 5, 2014.
Antonino Patti, Antonino Bianco, Antonio Paoli, Giuseppe Messina, Maria Alessandra Montalto, Marianna Bellafiore, Giuseppe Battaglia, Angelo Iovane and Antonio Palma. Effects of Pilates Exercise Programs in People With Chronic Low Back Pain A Systematic Review. Medicine _ Volume 94, Number 4, January 2015
Woolf AD, Pfleger B. Burden of major musculoskeletal conditions. Bull World Health Organ. 2003;81(9): 646-56.
Comentários não são permitidos.